sábado, 5 de julho de 2014

Sailor Moon - Capa da AnimeDO

Fiz esse post por ele ser bem explicativo. Comprei a revista a pouco tempo e adorei a matéria contida nela. Sendo assim vou postar a mesma para vocês! Lembrando galera que a matéria é de crédito da revista AnimeDO e escrita por Lily Carroll. 

Tudo sobre Sailor Moon no Brasil e o novo Anime.


Eu lembro de quando Sailor Moon estreou na Rede Manchete em maio de 1996. Era a época de ouro dos animes na emissora carioca, que colhia os frutos do sucesso de Cavaleiros do Zodíaco em meados de dos anos 1990 e investiu com afinco nas produções made in Japan.
E em maio a guerreiros com armaduras e detetives sobrenaturais, as aventuras de Serena Tsukisno (Usagi Tsukino no original) e as demais guerreiras da lua tinham um charme e um carisma só delas. Para começar, o elenco era encabeçado por lindas e cativantes garotas, cada uma com personalidades distintas, qualidades e defeitos que aproximavam do público. O humor meio pastelão e aquele clima de tokusatsu era a cereja do belo e não demorava muito para religiosamente, estarmos sentados em frente a TV cantarolando a canção tema da série. 
Infelizmente, a Manchete se limitou a exibir apenas a primeira temporada do anime, composto de 200 episódios divididos em cinco fases, e Sailor Moon voltaria para a programação brasileira apenas em 2000, na Cartoon Network, com uma nova e odiada dublagem. 
Mais ou menos nessa época começa o "boom" dos mangás nas bancas tupiniquins, e Conrad, JBC e posteriormente, a Panini entraram de cabeça nesse promissor mercado. Séries de sucesso na TV, como Dragon Ball, Cavaleiros, Card Captor Sakura e Yu Yu Hakusho, não demoraram ser publicadas aqui e obviamente os fãs já separavam os trocados para comprar os mangás de Sailor Moon e esperaram seu lançamento, a espera foi bem mais longa do que pensávamos.


MOONDANCE 

Sailor Moon é um dos mangás shoujos (quadrinhos voltados para o público feminino) mais populares da década de 1990, criação da autora Naoko Takeuchi, que até hoje é referência nas obras mahou shoujos (garotas mágicas).A série "upgrade" de outra obra de Naoko, Condename wa Sailor V, de 1991. Devido ao grande sucesso e com incentivo financeiro da produtora Toei Animation, a série foi expandida com a criação de Sailor Moon em 1992. Pouco depois, o anime veio sendo sucesso no mundo inteiro, responsável pela popularização da animação japonesa no ocidente. Pensem em quantas produções desse lado do mundo já homenagearam a série. Hora da Aventura foi uma delas e até mesmo Frango Robo não perdoou as guerreiras coxudas. Raios, até o Nostalgic Critic mencionou Moon em suas listas! 
Mas se o anime conseguiu chegar "fácil" a outros países, o mesmo não pode ser dito do mangá. Ao longo dos últimos anos, a boataria em torno da publicação da obra fora do Japão foi cercada de lendas. A mais comum era que a própria Naoko havia proibido o licenciamento da publicação. Pois é, não foram apenas os brasileiros que ficaram chupando o dedo dessa vez.
Mas, vejam vocês, vivemos num mundinho capitalista e interesseiro que, apesar de cruel, pode gerar gratas surpresas. Com a proximidade da comemoração das duas décadas do anime de Sailor Moon, produtores e empresas responsáveis não perderam tempo em explorar a nostalgia dos fãs para faturar uns trocados e logo foram anunciados brinquedos, artigos colecionáveis, musicais, e um novo anime (ueba!) e, pegando todos com as calças na mão, a autorização para publicar o mangá em outros países! 

E a vencedora na corrida Lunar foi...

Em 2013, a JBC fez o anúncio que todos esperam e confirmou a publicação de Sailor Moon e houve muita festa, paz mundial e expectativa. 
Sabendo a senhora responsa que tinha nas mãos, a JBC teve grande cuidado e esmero na hora de produzir o material, chegando a gravar uma série de vídeo chamados Diários da Sailor Moon contando passo a passo do trabalho de adaptação. Uma das notícias mais esperadas nesses diários era a respeito dos nomes dos personagens: usariam os nomes originais ou as versões popularizadas na série animada? No fim, optou-se pelo original, mas os golpes foram traduzidos para português, e grande parte de honoríficos (os "kuns", "chans" e "sempais" da vida) foi limitada da tradução, permanecendo apenas em um ou outro caso.
Na parte gráfica e acabamento a JBC  se superou. O miolo ficou em papel offset (aquele branquinho), com boa gramatura e ótima impressão. As páginas coloridas estão absurdamente lindas e a capa está um mimo, com cores bem definidas e ilustração diferente na contracapa. Até os tons de cinzas estão bons! Acredite, o volume vale cada centavo dos R$16,50 de seu preço!  


Grande Festa

O lançamento oficial do mangá ocorreu durante a edição 2014 do Henshin+ (falaremos mais tarde dele na próxima edição), com uma bela força da galera do site S.O.S. Sailor Moon (www.sossailormoon.com.br). Cassius Medauar, editor da JBC, deu uma ótima palestra contando os detalhes da produção e aprovação do mangá, seguido de um animado concurso de cosplay. Destaque para o detalhe de que o próprio Medauar entrou na festa vestido a caráter, com cosplay de Tuxedo Mask!
Todo esse investimento e capricho em Sailor Moon teve seu retorno, com o mangá se esgotando rapidamente nas bancas e entrando no top de obras de ficção mais vendidas nas livrarias. Não esperaríamos menos do mangá que, pelas expectativas da JBC, irá superar as vendas de Naruto. Exagero? Para JBC não é.

...Usagi Tsukino é uma adolescente preguiçosa de 14 anos sem grandes preocupações na vida além de comer, dormir e tentar tirar boas notas na escola. Sua rotina pacata muda quando ajuda uma gatinha preta na rua e fica surpresa ao ver que o animalzinho tem uma lua tatuada na testa. Não só isso, a tal gata fala!...


UMA PALHINHA DA HISTÓRIA

A história é basicamente a mesma do anime. Usagi Tsukino é uma adolescente preguiçosa de 14 anos sem grandes preocupações na vida além de comer, dormir e tentar tirar boas notas na escola. Gosta de passear com as amigas, frequentar o fliperama e é viciada no jogo inspirado na misteriosa heroína que ronda a cidade, a Salior V. Sua rotina pacata muda quando ajuda uma gatinha preta na rua e fica surpresa ao ver que o animalzinho tem uma lua tatuada na testa. Não só isso, a tal gata fala! Ela se apresenta como Luna e sem preder tempo tempo diz que Usagi é uma das guerreiras escolhidas para defender a cidade e deve encontrar as demais guerreiras para juntas protegerem  a princesa da lua e o cristal de prata! Caramba... Tudo isso só porque ajudou uma gata na rua!
Luna entrega um broche a Usagi que a transforma em Sailor Moon, com poderes e apetrechos que a ajudam a lutar contra os monstros enviados do reino sombrio que também estão em busca do Cristal de Prata. Outra figura misteriosa que também está em busca do Cristal é o galante Tuxedo Mask, um jovem mascarado que ajuda Sailor Moon sempre que a situação aperta. 
Quem conhece Sailor Moon apenas pelo anime deve estranhar, à primeira vista, o traço do mangá, mais delicado e esguio. Outra diferença marcante é que enquanto no desenho animado tinha grande foco no humor, HQ se foca do romance e fantasia, com uma narrativa dinâmica onde a ação se desenvolve de forma rápida. Em alguns capítulos rápido até demais, que logo no primeiro volume a maioria das guerreiras da lua (Sailor Mercury, Saior Mars e júpiter) já se juntam a Usagi na luta contra os inimigos. Futuramente , a história se torna mais sombria, bem diferente do anime.

Para ler mais sobre o mangá, leia esse outro post que eu fiz sobre o mangáhttp://johnatanwinches.blogspot.com.br/2014/06/dica-de-leitura-sailor-moon.html


E FALANDO NO ANIME...

Já comentamos em edições anteriores sobre a produção da nova série animada de Sailor Moon. Com um character design mais próximo do mangá, a série recebeu o título de Sailor Moon Crystal, com direção de Munehisa Sakai (One Piece), roteiros com Yuuiji Kobayashi (Saint Seiya Omega) e o supergrupo Momoiro Clover foi o responsável pelo tema de abertura.
O anime está programado para ter 26 episódios e vai estrear na TV nipônica no dia 05 de julho e promete marcar a novo geração e matar s saudade dos antigos fãs. 
Realmente este será o ano do coelho para todos os moonies.

Caso você esteja lendo essa matéria hoje dia 05/07/14 O novo anime - intitulado Sailor Moon Crystal já foi ao ar pela primeira vez! <3 
Espero que tenham gostado xD #Fui



Nenhum comentário:

Postar um comentário